Notícias

Actividades em Outubro

Acompanhando a edição de 2012 do OUT.FEST, o Sons do Arco Ribeirinho Sul apresenta duas actividades dirigidas à população local, ambas de cariz pedagógico, a ter lugar no próximo dia 13 de Outubro (sábado).


RECOLHAS SONORAS PEDAGÓGICAS

A primeira, uma oficina de recolhas sonoras e gravações de campo, terá como local de realização a Mata da Machada, em cooperação com o Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro.

Estas Recolhas Sonoras Pedagógicas, dirigidas a jovens dos 6 aos 18 anos, funcionarão como uma introdução às práticas de gravação sonora de campo, num contexto específico, dotando os alunos de ferramentas teórico-práticas sobre o tema. A Mata da Machada servirá assim de ponto de encontro, de estudo e de gravação. Os participantes terão a oportunidade de gravar as várias sonoridades de algumas espécies existentes na Mata da Machada, com recurso a gravadores e microfones vários, acompanhado, de certa forma, o trabalho de Luís Antero na construção do arquivo sonoro que está na base de todo o projecto Sons do Arco Ribeirinho Sul.

Esta actividade é gratuita, mediante inscrição prévia (até dia 10/11), que pode ser efectuada através do telefone 800 205 681 – linha verde.


CONCERTO PARA OLHOS VENDADOS

Na tarde do mesmo dia, terá lugar, a partir das 17h30, um Concerto Para Olhos Vendados, na Igreja da Nª Sr.ª da Graça de Palhais. Sob o lema “Muitas vezes paramos para ver, raramente paramos para ouvir”, procurar-se-á sensibilizar o público para a importância do som no quotidiano. A audiência é convidada a, literalmente, vendar os olhos, deixando somente os canais auditivos abertos… Com recurso a gravações de campo, constrói-se uma paisagem sonora ao vivo, despertando os ouvintes para os sons presentes no dia-a-dia de todos.

A entrada é livre.

Mais informações acerca destas actividades podem se pedidas para o mail ambiente@outra.pt