Projecto

Logótipo Sons do Arco Ribeirinho Sul

Uma recolha e compilação de sons no Sapal de Coina, Mata da Machada e frente ribeirinha do Parque Industrial do Barreiro

Projecto

O projecto “SONS DO ARCO RIBEIRINHO SUL” está integrado no OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, e pretende, através de uma abordagem artística baseada no Som, contribuir para a preservação e a consciencialização do património material e imaterial, ecológico e urbano do Sapal de Coina, Mata da Machada e Frente Ribeirinha do Barreiro.

É de extrema importância o estabelecimento de uma associação efectiva entre o carácter experimental e inovador da música, por via da nossa programação, e a capacidade de transpor esse mesmo espírito para acções de sensibilização para os valores patrimoniais do Concelho. Pretendemos estender essa associação, após a inclusão feita em anteriores edições do OUT.FEST, de algum do património arquitectónico e cultural do Concelho, ao património ambiental e ao processo de requalificação do mesmo actualmente em curso.

A concretização deste projecto possibilitará a formação de um arquivo patrimonial original (através de sons) ao dispor de todas as gerações futuras.

O projecto “SONS DO ARCO RIBEIRINHO SUL” será uma tradução criativa e cultural das importantes mudanças actualmente a tomar forma ao longo da área rural, da área urbana e de toda a frente ribeirinha do Concelho do Barreiro (e do respectivo Estuário do Tejo no qual se enquadra) e pretende, para tal, contar com o apoio de todas as entidades envolvidas nesse processo.

O projecto compreenderá, ao longo da sua duração, uma residência artística, a criação de um arquivo sonoro, a realização de workshops e sessões de gravação abertas a alunos das escolas do Concelho, e a produção de um filme documental. Acompanhe, neste site, as novidades e o desenvolvimento desta iniciativa de carácter único.